2005-02-12

Pode já ser tarde

Estão a ser desenvolvidos esforços pelas Nações Unidas para voltar a ter a Coreia do Norte de novo na mesa das negociações sobre armamento nuclear. As armas de destruição maciça eles já têm, o que se está a tentar agora é que não as usem, o que é altamente incerto dado o isolamento deste país no cenário internacional e a extrema de pobreza de que padece. O uso da força poderá ser o único meio que têm de se afirmar no mundo.
Este regime comunista e totalitário, e volto a lembrar que Bernardino Soares disse que tinha dúvidas se não era uma democracia, é de uma crueldade extrema para o seu próprio povo e nem quero imaginar para os seus vizinhos. Existe uma grande parte da população que é constantemete enganada e pensa que vive num país desenvolvido, porque não tem meios de comparação.
Madeleine Albright afirmou antes da invasão do Iraque, que a verdadeira ameaça era a Coreia do Norte. E parece que tinha razão. Sou pela paz e acho que se devem esgotar sempre que possível todas os canais diplomáticos e todas as formas de pressão para evitar uma guerra. Não defendo as guerras preventivas e muito menos as consigo entender, mas a haver uma situação que o justificasse era precisamente uma intervenção na Coreia do Norte.
Não se vislumbram cenários muito optimistas. É de todo impossível neste momento começar uma rebelião interna, abrir a Coreira do Norte ao mundo ou atacá-la sem a perda de muitas vidas. A única solução poderá ser simplesmente pagar aos seus dirigentes para garantir que não desencadeiam uma guerra, e mesmo assim poderá não ser suficiente dado o fanatismo que reina neste país do Oriente.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter