2005-02-07

Encerramento do comércio ao Domingo

Os pequenos e médios comerciantes legitimamente, vieram reivindicar o encerramento do comércio ao Domingo. Apontam uma série de razões, como o número de trabalhadores no sector, a sua dimensão relativa, a perda de rendimentos ao longo dos últimos anos e uma directiva europeia que aponta nesse caminho.
Sou um defensor do comércio tradicional. Dá vida às cidades, é mais humano e preserva a nossa história. Todavia, é um sector que não evoluiu e que não gera grandes receitas ao Estado, dado que a fuga de impostos é generalizada. É o velho exemplo de quando fecham 10 mercearias e abre um supermercado a receita de imposto sobe, acrescendo ainda ganhos de eficiência nas empresas.
É difícil encontrar uma solução equilibrada, que permita também um bom serviço aos consumidores, dado que o Domingo para a grande maioria da população é um óptimo dia para ir às compras. Por isso penso que para já a reivindicação não é concretizável. No global não saíamos beneficiados. E refiro-me a todos : consumidores, empresários e Estado.
Os pequenos e médios comerciantes têm que arranjar soluções para se tornarem mais competitivos e representarem um valor acrescentado para a comunidade. Entretanto, para quem está do vosso lado a solução é simples : gastar o dinheiro nos vossos estabelecimentos em detrimento das grandes superfícies. Quem apregoa que é pela tradição, este é o único caminho a seguir.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter