2005-03-17

Proposta polémica

A malta de esquerda deve estar de cabelos em pé. França e Alemanha idem.
A proposta de nomeação de Paul D. Wolfowitz para Presidente do Banco Mundial, dá-lhe um forte poder de decisão e influência na esfera internacional e representa a via económica de imposição da sua doutrina neoconservadora, sejam quais forem os meios. É o espírito de Maquievel na sua forma mais pura, porque os fins são nobres, mas os meios muito questionáveis e sobretudo à custa de muitas vidas.
Dada a nossa impotência, mas constante protesto, resta-nos aferir dos resultados deste homem no panorama internacional.
Como alguém disse, de repente os sírios vão retirar do Líbano, de repente há eleições marcadas na Arábia Saudita e no Egipto, de repente o processo de paz no Médio Oriente começa a andar. Não podemos ficar impávidos a este cenário. Houve anos a fio em que nada avançou. Contudo a questão inicial é a mesma. Tinham os americanos legitimidade para invadir o Iraque ? Continuo a achar que não e tenho esperança que de futuro se encontrem outras soluções mais pacíficas para resolver estes casos complexos.
Mas não podemos continuar a olhar para o passado. Não é preciso aplaudir a administração americana, mas podemos partilhar o que de bom resultou da sua estratégia e a própria vantagem que é em si, a saída de Paul D. Wolfowitz de subsecretrário da defesa, embora continuem na administração Rumsfeld e Cheney.
Na linha do que tem sido o seu desempenho político, é de esperar que como Presidente do Banco Mundial acentue o combate contra à corrupção nas ajudas prestadas e esperam-se decisões muito acertada economicamente no longo prazo, mas de grande sofrimento e perda de vidas no curto prazo. Haverá também uma proliferação de regimes democráticos, mas pela via da imposição e da acelaração da história, impedindo que cada país faça e escolha o seu caminho.
Por fim o grande objectivo, e é por isto que será julgado o seu mandato, é a inversão da tendência de afastamento entre as economias mais ricas das mais pobres, que se tem verificado nos últimos anos e que aumentam a desigualdade e injustiça social.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter