2005-03-22

The Corporation

Mais um documentário pouco sério. Desta vez sobre as corporações de multinacionais americanas. A ideia que tentam passar, é que as corporações e o capitalismo em si, são maléficos para a sociedade. Mas não são. Não é referido a riqueza que essas mesmas corporações criam para os EUA, não é referido o número de empregos que gera, não é referido a responsabilidade pela inovação e investigação nas mais diversas áreas, enfim, é ocultado tudo o que de bom tem resultado destas organizações.
Mas será que existem abusos de poder ? Será que existe manipulação da opinião pública ? Será que não existem preocupações ambientais e socias ? Sem dúvida que todos estes males são uma realidade e devem ser denúnciados, como é feito ao longo do documentário. Os diversos abusos cometidos são humanamente condenáveis e devem ser alvo da justiça. Como capitalista, não gostei de ver o trabalho infantil, patentes sobre bens que deveriam ser universais, a privatização da chuva, as deslocalizações de fábricas, a deflorestação, a manipulação de crianças. A solução idílica, que passa de uma forma sublime, é de que se deve dar a direcção da economia à pessoa comum. O socialismo, todos sabemos no que resultou, e mesmo que se apresentem versões mais soft e teoricamente mais humanas, o resultado seria uma ainda maior proliferação da pobreza pelo mundo e um aumento da injustiça social.
O facto que os opositores à actual ordem mundial, enveredarem pela crítica fácil, pouco construtiva e demagógica, não dever servir de desculpa para não se fazer nada. A regulamentação da economia de mercado, a preservação do ambiente e uma maior garantia dos cidadãos face ao futuro, devem continuar a ser alvo de aprofundamento e fiscalização, sobe pena de se auto-destruir o capitalismo, com todas as consequências nefastas para todos.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter