2005-03-31

Dafur I

A crise humanitária no sul do Sudão é dramática. Existem 3 milhões de pessoas afectadas, 1,8 milhões tiveram que se deslocar para outras partes do país, 200 mil refugiraram-se no Chade e estima-se que o número de mortos pode chegar aos 200 mil, tudo pela guerra imposta aos Negros e Cristãos do sul do país pelos Janjaweed ("homens maus a cavalo") apoiados pelo Governo, na tentativa de os aniquilar enquanto etnias e grupos. Esta região sempre foi turbulenta, mas nunca atingiu estes contornos. Desde Junho de 2004 que se têm fortes indicações da prática de genocídio, mas os países desenvolvidos ou pertencentes ao Conselho de Segurança da ONU, entretiveram-se em debates académicos sobre o uso da palavra genocídio numa situação em que o Governo não age directamente. Entretanto foi morrendo gente e muitos vivem situações desumanas, longe das suas casas e sem meios de sobrevivência.
Enoja-me a complacência perante este terror. Ninguém agiu, niguém queria discutir, ninguém sabia de nada. O terreno é difícil e que tem altos custos controlar a região. Estima-se em $1 bilião. Mas a dignidade humana, o direito à vida e a punição de responsáveis por genocídio, não são razão suficientes para criar uma coligação ? Nem o facto de este país pertencer ao Eixo do Mal, motivou as mentes da guerra a intervir, com a melhor desculpa possível para controlar o governo sudanês.
A ONU, finalmente conseguiu pôr 10000 tropas no terreno, mas são insuficientes, porque o acordo de paz assinado recentemente não está a ser cumprido. O futuro deste povo continua incerto e com uma carga de sofrimento arrepiante.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter