2005-05-04

Referendo adiado

O Presidente tomou a decisão acertada. Deu razão a Marques Mendes, não cedendo ao populismo demagógico de referendar o aborto primeiro que a Europa. Não pelo sentido de voto em qualquer um deles, mas pela importância que têm para a comunidade como um todo, é mais relevante neste momento o referendo à Constituição Europeia.
Com este adiamento, em principio não haverá oportunidade de o realizar durante o mandato de Jorge Sampaio. Há eleições autárquicas em Outubro e Presidenciais em Março de 2006.
O que pode parecer para já uma "vitória" do centro-direita, pode representar um sério problema. A esquerda vai aproveitar as presidenciais para inserir este tema tentando fracturar a sociedade entre esquerda e direita, consoante o sim ou não ao aborto, e espera daí tirar dividendos para o seu candidato. É preciso que Cavaco Silva não se deixe levar a reboque dos acontecimentos e logo que apresentar a candidatura, propor um referendo ao aborto o mais breve possível, adiando a sede da discussão para o devido tempo.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter