2005-05-16

Bairro Alto

Há 3 anos atrás a actual vereação lisboeta iniciou uma operação de reabilitação do Bairro Alto. Fecharam as ruas ao trânsito, reforçaram as verbas para a requalificação dos prédios, aumentaram o policiamento e a segurança, reforçaram a promoção turística e criaram uma rede de transportes nocturnos de apoio ao bairro.
Esta aposta foi estruturante para a cidade passando o Bairro Alto a ser um dos maiores cartões de visita da capital.
No Euro 2004 os estrangeiros estavam encantados, faziam elogios sinceros e levaram boas recordações, tendo os lisboetas reencontrado-se com parte da sua história e relembraram-se que a Lisboa antiga é a génese desta cidade.
Mas tudo isto foi efémero. Passados alguns meses após o Euro 2004 as autoridades abandonaram o Bairro. Voltou a violência, os assaltos, a insegurança e as paredas estão repletas de grafitis. O Bairro está feio !
Tudo o que foi criado está em risco de acabar e isso é triste e prejudicial para todos. A competitividade da cidade no panorama europeu passa não só pela preservação do que tem sido feito, mas também pelo reforço de todas as políticas que permitiram que o Bairro Alto e Lisboa passassem a ser um só.

Blogarama - The Blog Directory Site Meter