2005-05-18

Défice

Há um mês atrás tive ocasião de escrever um post ("Portugal e o PEC") sobre a política económica da coligação PSD/PP e do que deveria ser a política económica deste governo, mesmo com o défice anunciado de 7%. Aqui fica a ideia chave:

"A ideia do governo de apresentar um défice de 7% para depois ir diminuindo ao longo da legislatura, parece-me correcta se forem cumpridos os seguintes critérios. Não aumentar o peso da despesa primária em valores superiores à inflação, não aumentar impostos, proceder à diminuição dos funcionários públicos sem despedimentos, diminuir o peso do Estado na economia, diminuir o défice comercial e continuar a política de combate à evasão fiscal que tem tido óptimos resultados.
Ao serem cumpridos estes critérios, o acréscimo de despesa será para investimento e dinamizará o tecido produtivo. Aqui também existem dois perigos. O avanço do plano de tecnológico deve ser faseado e correspondente às necessidades, senão teremos técnicos, cientistas e tecnologia para ficar armazenada, assim como, deverá ser criada uma lista de prioridades que tenham em conta o benefício económico e social, sempre em termos de equidade territorial, sobe pena dos grandes investimentos serem feitos nas duas áreas metropolitanas, onde é mais certo o seu retorno mas aumentando os problemas da desertificação, caos urbanístico e desigualdade social."

Blogarama - The Blog Directory Site Meter